terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aluno nota 10

No ensino de hoje enfrentamos um dos maiores problemas, se não, o maior de todos os tempos, não se trata de falta de interesse ou má remuneração dos professores, o problema é maior e afeta tudo o que podemos imaginar. O problema tem nome, e se chama “Nunca reprove um aluno”. Alguns estados brasileiros adotaram a Progressão Continuada, onde só se reprova por falta, e muita falta diga-se de passagem, e é claro que a educação piora a cada dia, como um tumor sem tratamento.

O papel do professor é construir pensamentos, formas dúvidas, estimular a curiosidade, enfim, transformar conceitos em conhecimentos. Mas, o aluno tem um papel também muito importante, o de praticar o conhecimento adquirido, onde ele sempre relaciona o que aprende com o meio em que vive.

Os pais também tem que participar desse processo chamado educação, apesar de hoje muitos pais exigem toda a educação dos filhos às escolas, o que dificulta ainda mais o processo.

Na maioria das vezes o conteúdo passado para os alunos, nunca realmente serão utilizados no seu contexto social. Isso é um fato que uma grande parte dos educadores ignoram, pois é muito trabalhoso contextualizar o conteúdo de acordo com as necessidades da cada aluno. Por esse motivo especialmente, os alunos nos questionam o porque da aprendizagem desse conteúdo se eles realmente nunca irão usá-los.

O sistema do jeito em que está, cada vez mais caótico e sem perspectivas vai acabar por destruir qualquer esperança de melhorarmos nosso país. Os alunos não entendem que o sistema de formação continuada é ruim, para eles é a melhor coisa que já fizeram nas escolas.

A solução talvez esteja nas salas de aula, não das escolas, mas, das universidades, que os professores lutem pelo que aprenderam, e que não se entregue ao sistema, somos formadores de opinião e a nossa aula é reflexo do nosso pensamento. Se o sistema é falho, a hora é agora.

Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. Professor inconformado? Gostei do post. Apesar de não poder atuar como professora, a não ser que eu faça uma especialização, estudei um pouco disso em Paulo Freire e outros autores, "formar alunos críticos diante do sistema". Na atual sociedade onde as crianças crescem com a TV, controle remoto, videogame nas mãos. Se tornar crítico é uma tarefa árdua. O fato de não reprovar só acomoda mais.
    Não querendo desmerecer os professores, mas os meios de comunicação estão ensinando (mesmo que de forma não muito boa) bem mais os alunos, pois alguns dos conteúdos mostrados tem mais proximidade com o meio em que vivem.
    Os novos professores que saírem dos bancos das universidades cheio de ideias, vão ser barrados pelo sistema. Cabe a cada educador driblar o sistema.
    Beijos.

    ResponderExcluir