quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Preservar - O Que ? Para Que ? Por que ?


A palavra preservação te remete a alguma coisa ?
O termo se tornou ícone dos novos tempos, a moda agora é preservar, recuperar, manter intacto. Mas para que ? Essa é uma pergunta que muitos não sabem a resposta. O homem se esqueceu que faz parte da natureza, e que ela tem seu próprio rumo e não precisa
de mais interferências humanas, mas Sim, preservar é necessário.

A natureza independente de ações de preservação, tenta se manter em equilíbrio, com todas as suas relações ecológicas entre as espécies e o mundo abiótico. Tais relações sem pre estiveram presentes na natureza, mesmo quando o homem se enquadrava nela (literalmente). Nós, apesar de possuirmos um cérebro desenvolvido, utilizamos a natureza como meio de ganhar dinheiro até mesmo quando falamos em preservar, " Preserve a Amazônia, ela guarda grandes descobertas para a humanidade".


Um discurso meio egocêntrico o nosso não acha ? Não somos melhores que nenhum outro animal, nós apenas fazemos parte do mesmo organismo chamado Natureza. Ela veio antes de nós, a evolução do homem se deu muito depois de intensas evoluções do Planeta todo. Preservar a natureza não seria necessário se a mantivéssemos intacta assim como a encontramos quando chegamos aqui.

Talvez esse seja um discurso idealista demais, confesso que no estágio em que estamos hoje, o desenvolvimento sustentável seria a "melhor" maneira para perturbar menos a natureza. Aqui entra o conceito de preservar a natureza pois ela pode ser útil para o homem, o que eu acho errado, mas, se esse é o único jeito de preservar algo, então que seja !

Temos que preservar a natureza por si só, independente dos benefícios que ela possa ocasionalmente nos trazer.
A natureza consegue se manter sem o homem, mas e nós,
conseguimos nos manter sem ela ?

---------------------------------------------
Fotos : Willian Menq dos Santos
Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. Muito bom meu caro!!
    Um animal não pode viver sem sua população, não mais que um orgão poderia viver sem seu organismo. O mesmo serve para uma comunidade, ela não pode existir sem o ecossistema. Esses exemplos também se aplica a nós, que ainda insistimos nessa noçao equivocada que podemos viver separados do mundo natural! rsrsrs!

    Como dizia aquela famosa frase:

    "Quando a última árvore cair, o último rio secar e o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come."

    ResponderExcluir