sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os Reis Magos !




Apesar do comprometimento em colocar mais maravilhas Brasileiras aqui no blog, hoje resolvi falar um pouco sobre os Cogumelos, sim, aqueles que vc usa para fazer um cházinho esperto.
Não sei se é de conhecimento de todos mas essa coisa de cogumelos é a minha praia, os cházinhos por enquanto não. Os cogumelos surgiram milhões de anos antes que as plantas, exato !! eram eles os seres dominantes na terra, mais recentemente, cerca de 3 mil anos atrás os asiáticos faziam uso destes seres, principalmente na medicina tradicional chinesa. Os cogumelos eram classificados como plantas, voce acredita ?!. Pois é verdade, ninguem sabia ao certo o que eles eram de fato, só depois de muito tempo descobriu-se que eles não eram plantas, e nem animais, nem vírus, muito menos bactérias, aí então foi criado um reinado só para eles, o Reino Fungi.
Apesar dos chineses já usufruirem desse potencial "cogumélico", pesquisas e mais pesquisas tem sido realizadas sobre os cogumelos de uma forma geral, tanto em questoes nutritivas, quanto em questoes de compostos enzimáticos, degradação de resíduos e etc..., os resultados são simplóriamente EXTRAORDINÁRIOS.
No Brasil os cogumelos ainda não são muito conhecidos, embora nossos índios os conhecam muito bem a um bom tempo. Existem relatos de aldeias indígenas usarem os cogumelos alucinógenos em seus rituais de guerra, segundo eles, após o cházinho as almas dos guerreiros mortos se revelavam dando ainda mais coragem e força para os guerreiros que iam para a batalha.
Os cogumelos no Brasil chegaram principalmente com a gastronomia, mas como a maioria dos 190 milhões de Brasileiros sobrevivem com uma renda baixa, e quando eu digo que sobrevivem eu estou sendo literal, os cogumelos não implacaram, porque o preço é alto e seu cultivo ainda é pouco difundido por aqui.
MAS (sempre tem um mas), o cenário fúngico é promissor, tanto em cultivo e consumo internos, como em pesquisas, aliás, as pesquisas relacionadas a cogumelos no Brasil vem crescendo aterradoramente, o que não poderia ser melhor pois temos milhares de espécies sem descrição e sem nenhum conhecimento sobre seus potenciais, um dos motivos que me fascina e me motiva.
Bom, alguns outros motivos estão aqui ↓↓↓

Você sabia que...
Existem fungos que possuem competência para agir contra a febre ? e contra hemorragia ?
pois é, e a lista é longa, temos ainda os que combatem câncer esofágico, inflamações, disturbios uterinos, tuberculose, sudorese noturna, queimaduras, espinhas, verrugas, evita doenças causadas pela falta de vitamina D, limpa pulmoes e garganta, facilita o parto, cicatrizante, coagulante, atua contra as doenças próprias do sexo feminino, tônico, fortifica a circulação sanguínea. E alguns ainda produzem substâncias anticancerígenas como a lentinina, poricina, obliquol, flamulotoxina, flamulina e volvatoxina. Bastante não !??!!?? mas tenho quase certeza que esses dados estão desatualizados, muitos outros compostos e aplicações já foram descobertos.
Se você ainda não se deu por satisfeito, look this...

Tabela nutricional de Pleurotus ostreatus, uma espécie de cogumelo comestível, comparado a outros alimentos
Alimento (100g)
Calorias
Glicídios (g)
Protídeos (g)
Lipídios (g)
Batata Inglesa
78,5
17,6
1,8
0,1
Carne bovina
284,4
0,0
16,2
20,4
Cenoura crua
50,0
10,7
1,2
0,3
**Cogumelo cru
31,7
4,5
2,8
0,2
Leite de vaca integral
63,0
5,0
3,1
3,5
Ovo de galinha
150,9
0,0
12,3
11,3
Soja crua


395,0
30,0
36,1
17,7
Acho que por hoje é só, vamos dormir e esperar eles dominarem a terra novamente. hahá !
Já ia me esquecendo...existe um pesquisador que relacionou 6 maneiras para salvar o mundo com fungos, vale a pena conferir. É só clicar em View Subtitle, escolher Portugues e pronto.

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário