quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O que você vai ser quando crescer ?!




Bom, depois de algum tempo fora do ar, apareci, e foi para retratar ou dialogar sobre o SER BIÓLOGO, estilo de vida a qual escolhi, muitos diriam que na verdade isso se chama carreira profissional, mas pra mim ser biólogo vai além de status e dinheiro, mas convenhamos que o segundo seria uma boa.
Muito do que se discute hoje nas salas de aula é sobre qual linha vai seguir para o possível resto da sua vida, isso é praticamente como a escolha de uma profissão. A questão é de grande relevância haja visto que muitos terminam o curso e ainda não se decidiram; "depois que acabou o jogo, não dá mais tempo para correr atrás da bola, quem sabe na próxima partida"
Um grande problema no ramo, são os estudantes frustrados que não fariam biologia se houvesse outra oportunidade, como não conseguiram entrar em outros cursos como Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, entre outros, caem de para-quedas na biologia, o que ocasiona um bando de profissionais medíocres e que acabam por rebaixar a classe dos verdadeiros biólogos.
A graduação é tempo de escolhas, certas ou não, voce tem que aproveitar cada oportunidade e ganhar o máximo de experiencia para ajudar na sua decisão, o que lhes aconselho é, não tente fazer algo que não se interesse realmente, e se vc se interessar por algo, corra atrás, busque, pesquise, pergunte, saiba onde irá pisar, mergulhe de cabeça, dedique-se de corpo e alma, muitas vezes mais corpo do que alma.
O mercado hoje exige profissionais focados a apenas uma linha de pesquisa cada vez mais funda e limitada. Temos exemplos de profissionais especialistas no dedo médio da pata esquerda dianteira do lagarto negro de peito vermelho que vive no norte da amazônia.
É claro que muitos, como eu, seguirão carreira acadêmica, especializações e mais especializações, infelizmente o mercado exige isso, e quem não se adapta é extinto, mas o profissional perde a visão do geral se não se atentar para o resto do mundo, não pode abandonar o resto da natureza só porque voce é especialista em alimentação de molusco ou comportamento de gatos do mato.
Natureza, vida, isso tudo é muito mais que uma pesquisa ou uma linha de trabalho, é tudo harmônico tudo sincronizado cada qual no seu quadrado. Muito disso não é percebido ou não se quer perceber. Nossa missão hoje não é entrar em um curso superior para organizar festas ou impressionar o papai e muito menos engressar em um curso como o de Biologia que exige respeito a natureza e a todos os seres que nela o habitam, inclusive nós mesmos.
Biólogo Nasce Biólogo, ninguém se torna biólogo, isso tudo é somente um pedaço de papel que o sistema nos institui a ter.

Pense bem antes de dizer que é biologo sem ao menos saber o que é um.
Pense antes de levantar a bandeira de Viva a Natureza.
Pense...
Pense...

Fotos By William Menq dos Santos & Luis Gustavo Miyazaki Coelho (Poneis)
Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

  1. É ISSO AÍ PONEIS, CONCORDO COM VC... MAS TODO DIA EU ABRO ISSO AQUI PRA VER SE TEM UM POST SEU, DEMORÔ HEIN... RSRS... AS FOTOS SÃO LINDAS... MAS QUANDO EU CRESCER QUERO SER IGUAL VC! RSRS....

    ResponderExcluir
  2. Cara tu disse tudo, Diriamos que 90% das pessoas que faz C.biológicas está de paraquedas e não sabe o que realmente quer da vida ou o que pretende
    Como tu disse: Muitos fazem bio por não ter conseguido outro curso ou por apenas achar o curso bonitinho, rsrsr, e acaba rebaixando a nossa classe. Verdadeiro biólogo é aquele que se tivesse a oportunidade de fazer qualquer curso de graduação escolheria mesmo assim a Biologia. Verdadeiro biólogo é aquele que apesar das piores dificuldades luta contra a maré, corre atrás, é determinado e se esforça para alcançar seus objetivos, verdadeiro biólogo é aquele que não apensas gosta de algo mas sim luta para aprender sobre o "algo" e outras areas! Biologia é luta e determinação, Objetividade!
    Casos piores são dos que "fingem" gostar de algo só para mostrar ao circulo de amigos que segue algo ou para impressinar as menininhas, isso é ridiculo! Que diz focado em algo mas nunca mostra resultados ou vontade naquilo, não tem o tal "orgasmo da biologia" quando esta em contato com o objeto de pesquisa, e quando assiste uma palestra ou um mini-curso de uma outra area da bio, muda totalmente o foco e os planos da vida dizendo que gosta daquilo e não mais do que acreditava antes, que tipo de profissional seria esse?
    Lembre-se se querem um retorno financeiro rápido e muito dinheiro não faça C.bio, mas se gosta e queres um otimo estilo de vida, uma profissão na qual sinta prazer e esteja preparado para lutar e correr atras do que queres, ah sim, faça C.bio que o dinheiro e outras coisas virá por consequencia do trabalho!!

    Bom é isso, e Abraços

    Willian MenQ

    ResponderExcluir
  3. "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
    Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..."
    (Confúcio)
    A vida acadêmica para quem não está preparado para ela é uma época de grande conflito consigo mesmo.
    pois bem o que é ser biólogo ? o que é estudar e compreender a biologia se não compreender a VIDA em todos os seus graus.
    seria difícil estudar a vida se nem ao menos sabemos lhe dar com a própria ou compreendemos a nossa existência.
    este conflito é o qual os graduandos de C.Biológicas passam intensamente todos os dias caso não estão preparados para o curso.
    o primeiro passo é se encontrar-se depois é só alegria, a biologia é isso a sapiencia de todas as coisas que nos rodeia.
    mas não termina por aí, o ser biólogo deverá ser especialista em algo na vida, não importa qual mas deverás ser, caso não ocorra estará perdido consigo mesmo e com a graduação que escolheu.

    ResponderExcluir