terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bicho do Diabo !



Domingo (06) em companhia de dois grandes amigos, tive o privilégio de visitar o Parque Estadual Morro do Diabo. O parque fica situado nas proximidades da cidade de Teodoro Sampaio -SP, com cerca de 33.800 ha, guarda ainda intacta parte da biodiversidade de uma floresta estacional semidecidual.
O PE (parque estadual), possui programas de conscientização para os visitantes, uma grande área para recreação com uma vista belíssima, instalações modestas mas bem aconchegantes, e ainda os visitantes podem ficar hospedados por um preço relativamente baixo, além de possuir 4 (quatro) trilhas no meio da floresta ( trilha da Lagoa Verde, trilha das Perobeiras, trilha do Paranapanema, trilha do Barreiro da Anta) e uma que sobe o morro do diabo, tem cerca de 600 metros de altitude e uma visão maravilhosa. As trilhas são muito bem elaboradas e com níveis de dificuldade variado, os percursos vão de 600 a 3.500 metros.
Nas "andanças" pelo parque nota-se facilmente pegadas ou fezes de animais, como a da anta, mas, segundo o plano de manejo do parque, muitas outras espécies habitam a floresta, Onça Pintada, Onça Parda (puma), Onça Preta (variação genética da onça pintada), Cutia, Jaguatirica, Veado Mateiro, Queixada, Bugio , Gambá, Tatu Galinha, Tatu do rabo Mole, Tatu Peba, Tamanduá mirim, Tamanduá Bandeira, Macaco Prego, Cachorro do mato, Lobo Guará, Quati, Mão Pelada, Lontra, Furão, Gato Maracajá, Veado Catingueiro, Ouriço cacheiro, Gavião Pato, Gavião Carijó, Urubu Rei, Arara Vermelha, Arara Canindé, Pica Pau, além do quase extinto mico-leão-preto (leontopithecus chrysopygus) onde a maior população livre do planeta vive no parque.
Depois de alguns exemplos dos animais, vamos aos vegetais, Peroba Rosa, Peroba Poca, Peroba Mirim, Erva Mate, Palmito Branco, Ipê Roxo,Ipê Amarelo, Ipê do Brejo, Ipê Felpudo, Copaíba, Cedro Rosa, Cedro do Brejo, Figueira, Jaborandi, Gabiroba, Jacarandá. A biodiversidade de cogumelos possivelmente é grande, mas não tivemos muita sorte pois choveu muito nos últimos dias, o que dificulta a frutificação, mas, conseguimos alguns bons registros.
Todas essas espécies são apenas uma pequena parte da grande biodiversidade do PEMD, isso mostra a importância da preservação da natureza, e como podemos usufruir dela causando o mínimo de impacto possível, espécies que encontram como ultimo refúgio a pouca floresta intocada, uma pena caçadores ainda circularem por lá, poucos funcionários traduz a falta de fiscalização.
Antes de você morrer vale a pena visitar o parque, sentir a grandiosidade de tudo ao seu redor, desde uma pequena formiga até seu "sortudo" encontro com a onça, lá você é apenas mais um animal.



* Na nossa visita fomos enormemente privilegiados com a vocalização de um bando de Bugios floresta adentro, uma experiência inexplicável.




* Vídeo da aparição da Onça Pintada na estrada que dá acesso a sede do parque, um visitante disse aos funcionários ter avistado o animal nas proximidades da estrada ao entrar, um dos guias acompanhado por outra pessoa, subiu para a estrada e começou procurar o bicho, quando ...

Até a Próxima ! Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

  1. Um bicho do diabo que podemos dizer é aqueles perni-longos mutantes du cão....para quem nunca foi e leu o que o Poneis escreveu é tudo verdade, aproveitam o lugar porque lá é lindo de mais...agora essa onça nós tivemos o privilégio de ver, foi azar, mas deixamos para a próxima, e Poneis muito massa o que vc escreveu fico filé.

    ResponderExcluir
  2. Simplismente incrivel esse lugar!
    O pior dos bichos mesmos é os pernilongos e num recomendo ninguem andar de chinelo ou descalço senão pega carrapato também haahah

    ResponderExcluir
  3. espero ir neste paraíso de mosquitos um dia , servir de alimento a grande mãe Natureza !!!!
    hehe

    ResponderExcluir
  4. puta que pariu!!!! eu quero ver essa onça exibida!!! dia 19 estamos lá!!! uhulll...

    ResponderExcluir
  5. AFF.. NUM VEJO A HORA!!!
    TE CONTEI QUE ESSES DIAS EU FUI PESCAR E UMAS MURIÇOCAS ME PICARAM E ME DEU REAÇÃO ALÉRGICA, FIQUEI UNS 3 DIAS COM OS TORNOZELOS INCHADOS, SERÁ QUE EU VOU ME DAR MAL??? VOU LEVAR UNS 3 LITROS DE REPELENTE!!! TÁ BOM NÉ???

    ResponderExcluir